AGENDA
BANDAS
ENTREVISTAS
CDS
DVDS
DEMOS
LIVROS
SHOWS
MATÉRIAS
PROMOÇÕES
LINKS
CONTATOS



Entrevista:
Júlio César Bocáter .
Foto:
divulgação.

A Áustria, apesar de vizinha e ter a mesma língua e quase a mesma cultura da Alemanha, o pólo principal do Heavy contemporâneo, tem uma cena limitada. Estes austríacos, capitaneados pelo guitarrista Lanvall, e tendo como frontwoman Sabine Edelsbacher, podem mudar a história. O debut Sunrise In Eden foi bem aclamado no mundo todo e agora Arcana pode colocar a banda de vez no primeiro escalão metálico. Confira esta exclusiva com a simpática Sabine Edelsbacher. Completam Kurt Bednarsky (B) e Roland Navratil (D).

RU – Por que escolheram o nome Edenbridge para batizar a banda?
Sabine Edelsbacher – Edenbridge é o nome de uma Vila em Kent, Inglaterra. E o nome encaixa-se perfeitamente em nossa música (ponte do Eden).

RU – A capa de Sunrise In Eden expõem e ilustra bem o nome da banda e o título do disco. A capa de Arcana ilustra o que?
Sabine Edelsbacher – A capa de Arcana ilustra o título muito bem. Arcana é um modo secreto e misterioso que muitas músicas do álbum são tratadas com este termo. As ruínas que estão elevadas para o mar dizem muito, talvez o resto de uma antiga e esquecida civilização.

RU – Eu particularmente não gostei muito de Sunrise In Eden, apesar de ter tido grande recepção perante a imprensa e pelo público. Mas Arcana achei ótimo! A banda conseguiu um estilo próprio, está mais madura e as composições estão mais fortes, poderosas e bombásticas. Você concorda comigo?
Sabine Edelsbacher – Sim, concordo com voce. Sunrise In Eden foi nosso debut e um bom começo para uma banda, acho. Com Arcana conseguimos mais maturidade. As músicas são bem mais fortes, minha voz está mais no centro e houve um enorme progresso na produção. Nós gravamos no House Of Audio Studios na Alemanha. No mesmo tempo, o Angra estava no estúdio e vivemos no mesmo apartamento no período. Eles são rapazes maravilhosos!

RU – E você esta cantando muito! No momento, você é uma das maiores vocalistas do Metal mundial. Você tem algum cuidado ou técnica para manter sua voz?
 Sabine Edelsbacher – Muito obrigada! Eu treino muito minha voz. Por um lado, acho ela muito mais poderosa e por outro muito mais emocional. As coisa mais importantes são exercícios de fôlego e relaxamento para mantê-la.

RU – Conte-me sobre os projetos que tem participado.
Sabine Edelsbacher – Eu fiz dois projetos no ano pasado. Um foi o do Beto Vazquez Project e o outro foi a Missa Mercuria (Silent Force, Pink Cream 69, Vandenplas), onde eu cantei uma música. Para o Beto Vazquez, Lanvall escreveu as letras e a linha vocal, aí fui para um estúdio perto de Vienna e gravei. Isso é grande, ter num álbum com três diferentes vozes femininas e uma masculina.

RU – Sunrise In Eden tinha muitas baladas, enquanto Arcana apenas duas, A Moment Of Time e Into The Light. Foi proposital fazer menos baladas?
Sabine Edelsbacher – Sunrise tem três baladas e Arcana tem duas, está certo. Lanvall nunca pensou para escrever esta ou aquela faixa, é apenas fruto da inspiração. Mas o mais importante é que as músicas são muito diferentes entre si.

RU - Qual a maior banda na Áustria: Dreams Of Sanity, Pungent Stench?

Sabine Edelsbacher – Eu nao sei, eu espero que seja o Edenbridge (risos). Pungent Stench é a maior de Death Metal mas eu acho que no  Melodic Metal, o Edenbridge é a maior.

RU – Por que existem poucas bandas em seu país?
Sabine Edelsbacher – A Áustria é um país pequeno com oito milhões de habitantes e o Metal não é tão popular como em outros países, como a Alemanha. Há muitas bandas aqui sim, mas você nunca ouvirá falar delas porque estão apenas copiando estilos comerciais. Como banda austríaca, você deve olhar outros países, por isso nos voltamos para a Alemanha quando começamos.

RU – Sabine, você é considerada a sucessora da Tarja Turunen. O que você acha dela e do Nightwish? Você tem influência dela?
Sabine Edelsbacher – O Nightwish é uma grande banda e nos encontramos com eles duas vezes. Eu acho que esta comparação acabará com Arcana, pois nossos estilos são diferentes.

RU – Como vai a  carreira solo de Lanvall?
Sabine Edelsbacher – Ele pôs sua carreira solo no gelo, porque ele está totalmente voltado para o Edenbridge. Nós gravaremos nosso próximo CD em novembro e ele já escreveu oito faixas até agora. Por isso, não há tempo dele para seus projetos paralelos.