AGENDA
BANDAS
ENTREVISTAS
CDS
DVDS
DEMOS
LIVROS
SHOWS
MATÉRIAS
PROMOÇÕES
LINKS
CONTATOS


Apenas mais uma banda de Gus G.?

Entrevista: Júlio César Bocáter
Gus G. é um guitarrista grego virtuoso e talentoso, a frente de duas formações, o Firewind e o Dream Evil, embora ache na primeira sua banda onde possa colocar suas idéias musicais como um todo. Vamos ver o que ele tem a dizer sobre seus projetos.

RU – Conte-nos um pouco acerca do Firewind e do Dream Evil.

Gus G. – A idéia começou em 98. Eu consegui um contrato com a Leviathan Records em 2001, depois de minhas demos chamarem a atenção de David T. Chastain (famoso guitarrista e dono do selo). Já o Dream Evil foi formado em 99 por mim e pelo produtor Fredrik Nordstrom.

RU – Quais diferenças você vê entre o Firewind e o Dream Evil?
Gus G. – Eu acho que o Dream Evil é mais soft, uma banda Hard Rock/Metal dos anos 80, enquanto o Firewind é mais orientado para a guitarra e mais pesado.

RU – Gus, você é grego, os músicos do Dream Evil são suecos e do Firewind americanos. Como você os conseguiu para suas bandas e como vocês se encontram para tocar, ensaiar, gravar e compor?

Gus G. – Os colegas de banda do Firwind vieram através da ajuda de Chastain. Ele me ajudou a conseguir alguns dos melhores músicos do mundo, acho! No Dream Evil, depois de eu me encontrar com Fredrik na Grécia, quando ele estava em férias, eu viajei para a Suécia para começar a escrever as músicas com ele. Os outros membros vieram através de Fredrik. São grandes músicos e grandes pessoas. Eu me encontrei muito com eles para escrever as músicas e ensaiar com eles. RU – Você vive na Grécia, na Suécia ou nos EUA? E por que você não montou uma banda na Grécia?Gus G. – Eu vivo parte do tempo na Grécia e parte dele na Suécia. Por que eu deveria formar uma banda na Grécia, quando eu comecei trabalhando com grandes pessoas no começo da minha carreira? Eu estou muito feliz com os caminhos em que as coisas se encaminharam.  

RU – Enquanto o Dream Evil é mais Power Metal e mais Hard e o disco saiu pela Century Media, o Firewind é mais Tradicional, Clássico e com uma veia à Malmsteen e saiu pela Leviathan (no Brasil, licenciado pela Rock Brigade/Laser Company). Como você conseguiu obter estes sons e estilos diferentes e lançar por selos diferentes?

Gus G. – Leviathan foi a única que realmente acreditou em mim e em minha visão para o Firewind, por isso assinei com eles. A mesma situação é a do Dream Evil. A Century Media realmente gostou da banda e eles tentaram muito e fizeram de tudo por nós. Eu tenho uma grande comunicação com ambos os selos, eles realmente entenderam nossas bandas.

RU – Eu acredito que o Dream Evil seja maior na Europa e o Firewind nos EUA e Japão. É isso mesmo?

Gus G. – Eu acho que o mercado americano não seja grande para nenhuma banda de Metal, pois o mercado de lá tem muito Rap e Hip Hop. A Europa e o Japão são grandes mercados para ambas as bandas. 

RU – O que você acha de David T. Chastain?
Gus G. – Eu acho ele um grande cara para trabalhar! Ele realmente acredita em mim, e também é um dos meus guitar heroes! Eu acho ele muito criativo, inteligente e profissional no que ele faz. Ele também é um bom amigo.

RU – Poderia ser o Firewind um projeto solo seu, já que o Dream Evil se parece mais como uma banda mesmo?
Gus G. –
Eu poderia dizer que o Firewind é mais como minha visão musical.