AGENDA
BANDAS
ENTREVISTAS
CDS
DVDS
DEMOS
LIVROS
SHOWS
MATÉRIAS
PROMOÇÕES
LINKS
CONTATOS

Os Suíços do Gothard em disco pela primeira vez no Brasil!

Entrevista: Júlio César Bocáter.
Os suíços do Gothard são gigantes em seu país e grandes em boa parte da Europa. Aqui no Brasil eles ainda são desconhecidos do grande público, mas este quadro pode ser revertido com o lançamento de Lipservice aqui, via Nuclear Blast. Leo Leoni, guitarrista, nos conta mais sobre esta ainda Cult Band por aqui!

RU – Fale do disco novo, Lipservice.
Leo Leoni – Para nós, o melhor disco de nossa carreira! (risos) Acho que todo músico fala isso de um disco novo, mas é o que achamos! E Lipservice é um de nossos discos mais pesados que já lançamos at é hoje! Claro, que tem algumas baladas, como sempre, mas Lipservice é mais Rock’n Roll!

RU – A faixa Stay For The Night tem em seu começo, os riffs iniciais de School’s Out de Alice Cooper. É uma homenagem, vocês não perceberam ou é plágio mesmo? (risos)
Leo Leoni – Bem, é claro que somos fãs da Tia Alice (risos), mas quando compomos e gravamos ficamos tão alheios às influências externas, que além de não escutarmos as coisas novas que aparecem, esquecemos até as antigas. Na mixagem do disco que percebemos isso e demos muitas risadas, mas ficou tão bom que nem nos demos ao trabalho de mudar. Portanto, fica como homenagem mesmo!

RU – Fale sobre a coletânea dupla lançada em 2004, One Team, One Spirit. Ela é interessante, pois o CD 1 é composto de rockões e temas pesados, enquanto o CD 2 é feito só de baladas. Por que essa idéia?
Leo Leoni – Bem, todos sabem que a maioria das bandas de Rock e Heavy Metal a exceção do Bon Jovi (risos), os fãs são em sua maioria do sexo masculino. O Gothard é uma das poucas bandas que tem um público equilibrado entre homens e mulheres. Podemos ver isso nos shows e nos encontros com os fãs. Claro que isso não se deve por nós sermos bonitos, pois não somos (risos), mas pelas pessoas, principalmente as mulheres gostarem de nossas baladas, já fizemos muitas delas! (risos) Então, como tínhamos uma equivalência entre temas pesados e temas baladas como hits em nossa carreira, nossa gravadora na Suíça (a BMG suíça) teve essa idéia e aceitamos. Todos brincam que o CD 1 é para os meninos e o CD 2 para as meninas! (risos)

RU – Realmente, pois o CD 1 já escutei muito, mas o CD 2 eu passo longe, não tiro ele da caixinha por nada! (risos)
Leo Leoni – Pois é, a maioria dos homens fazem isso! (risos) Posso dizer que as mulheres na sua maioria devem fazer o contrário, só ouvindo o CD 2! (risos)

RU – Fale da cena suíça.
Leo Leoni – Bem, temos várias bandas, como os veteranos do Krokus que estão na ativa até hoje, até as novas como Crystall Ball, Shakra e etc. A cena é boa, apesar de pequena, afinal, o país é pequeno e a população é pequena, a média de idade na Suíça é muito alta e temos poucos jovens comparando com outros países da Europa. Mesmo assim, temos muitos fãs e boas bandas que em breve vocês irão ouvir falar!

RU – O que vocês acham do Crystal Ball? Além de eu ser fã deles, e serem uma grande banda, eles fizeram um dos jogos de palavras mais legais da história do Rock, com o título de seu último disco, Hellvetia. O que vocês acharam disso?
Leo Leoni – Cara, foi demais! Eles foram muito felizes, uma pena não termos tido esta idéia antes e ter batizado algum disco nosso com esse título! (risos) Mas devo confessar que a palavra Hell não combina muito conosco. Bem, eles são excelentes pessoas e são muito promissores! Tem muitas músicas legais, soando bem mais pesados do que o Gothard.

RU – A música One Team, One Spirit foi hino da delegação olímpica da Suíça nas Olimpíadas da Grécia em 2004. Fale sobre esse momento marcante para a banda.
Leo Leoni – Realmente, foi maravilhoso, uma honra para nós! Não tenho palavras para descrever nossa satisfação.

RU – Infelizmente, no Brasil, qualquer coisa relacionada com a imagem do país no exterior, sempre colocam como tema algum samba, mas tudo bem... (risos) Falando em esporte, gostaria de saber qual a expectativa dos suíços para a Copa de 2006 na Alemanha, já que desde a Suíça volta a uma Copa depois de 12 anos!
Leo Leoni – Isso é uma alegria de fato para nós! Não esperamos muito de nossa seleção, que não é uma potência no esporte, mas esperamos ao menos chegar na segunda fase! (risos) Já estaria bom demais se isso acontecer! (risos)