AGENDA
BANDAS
ENTREVISTAS
CDS
DVDS
DEMOS
LIVROS
SHOWS
MATÉRIAS
PROMOÇÕES
LINKS
CONTATOS

JOEY VERA
De multi-bandas a um renomado produtor.

Entrevista e foto (ao vivo com o Anthrax no Brasil em 2005): Júlio César Bocáter.
Joey Vera já tocou com o Armored Saint ao lado de John Bush (depois Anthrax), no Fates Warning, Engine e uma curta passagem pelo próprio Anthrax. Pela primeira vez ao Brasil, Vera concede uma entrevista ao Brasil falando sobre sua carreira solo, e claro, um pouquinho de suas ex-bandas também e um possível retorno do Armored Saint com John Bush! Confira!

RU – Joey, qual foi sua primeira banda?

Joey Vera – Minha primeira banda chamava-se Rhapsody. Em 77 e 78 na Junior High School, onde John Bush era o cantor e eu o guitarrista base.

RU – Fale sobre seus tempos no Armored Saint.
Joey Vera – O Armored foi nossa primeira real banda. Nós fizemos vários discos juntos e tocamos em diversos lugares com muitas bandas grandes da época e posso dizer que fizemos parte do ressurgimento do Heavy Metal nos anos 80 nos Estados Unidos!
Tell me about your times in Armored Saint. This is a great band on 80’s!

RU – Quando John Bush saiu do Armored Saint, e foi para o Anthrax, a banda acabou. Joey Vera – Como foi esse tempo para vocês, demais caras do Armored Saint?
Nesta época a banda acabou. Nós estávamos muito desapontados com nossas carreiras. Não conseguiríamos seguir sem o John, então, resolvemos seguir nossos caminhos.

RU – Fale sobre sua entrada no Fates Warning.
Joey Vera – Eu era amigo deles desde 86. Quando seu baixista Joe Dibiase saiu em 96, eles me ligaram e perguntaram se eu tinha interesse em entrar no lugar dele. Eu disse que sim e sou até hoje membro da banda.

RU – E o Engine?
Joey Vera – Este projeto teve seu começo com Ray Alder e Bernie Versailles e quando eles começaram a graver, pediram para eu me envolver com o projeto também, e eu o fiz. Nós tínhamos muita diversão em fazer aquelas gravações. No entanto, não há planos para o futuro para um novo disco, mas nunca se sabe.

RU – Você ainda participou de diversos outros projetos e bandas, com participações especiais, gravando como músico de estúdio, como Lizzy Borden, Frost, Seven Witches, Ozzy, Tribe After Tribe, etc. Fale sobre todos estes projetos que você se envolveu.
Joey Vera – Honestamente, me divirto muito em todas estas situações. Adoro participar, colaborar, tocar, produzir e compor com músicos diferentes, me acostumei a isso.

RU – Você tocou pouco tempo no Anthrax, e tive o privilégio de vê-lo junto com eles. Aquela turnê dos melhores clássicos da banda, e um dos últimos shows de John com eles foi demais!
Joey Vera – Foi grande este momento com o Anthrax. Nós tocamos em muitos lugares, muitos deles dos quais eu estava indo pela primeira vez, como no Brasil e fizemos grandes shows.

RU – Você e John são realmente amigos?
Joey Vera – Sim, e desde a infância. Eu e ele

RU – Há algum plano para o Armored Saint fazer uma reunião? Quase todas as bandas contemporâneas tem voltado....
Joey Vera – Não há planos para isso agora. Mas confesso que nós começamos a converser sobre isso. Veremos…

RU – Fale sobre a sua carreira como produtor. Você já fez muita coisa!
Joey Vera – Eu comecei a trabalhar como engenheiro de som em 96, coincidindo com minha entrada no Fates Warning. E como produtor de fato, trabalho desde 99. Gosto muito de produzir, tanto quanto de tocar e agora, tenho meu próprio estúdio em minha casa. Eu tenho mixado muitos discos ultimamente, e devo dizer que, nos últimos anos, tenho gostado mais de fazer isso do que gravar horas e horas partes de guitarra.

RU – Fale sobre sue novo projeto, já resenhado pela gente, o A Chinese Firedrill!
Joey Vera – A Chinese Firedrill é um projeto que comecei depois de minha passagem pelo Anthrax em 2005. Eu tenho pensado em fazer meu disco solo a muito tempo e me pareceu ser uma boa hora para fazer agora. Dentre tantos estilos musicais, eu realmente fui muito influenciado pelo Progressive Rock de meados dos anos 70, e tenho me envolvido com o Prog com Fates Warning e Kevin Moore’s Chroma Key.

RU – Deixe uma mensagem para os leitores brasileiros!
Joey Vera – Obrigado pela entrevista e caso queiram conhecer mais meu trabalho, visitem meus sites:
www.joeyvera.com
www.myspace.com/joeyvera
Obrigado!